Essa inédita foto foi enviada pelo Brigadeiro Baptista Jr, Comandante-Geral de Apoio (Logística) da FAB. O caça é um Gripen E (monoplace – de um só lugar) e terá na Força Aérea a matrícula FAB4100. A chegada ao Brasil se dará nos próximos dias em Navegantes, Santa Catarina.
O caça será a nova espinha dorsal de ataque da FAB, e está sendo transportado de navio desde a Suécia, onde foi fabricado nas instalações da SAAB. Como falamos anteriormente, o avião foi embarcado em um navio para sua entrega, provavelmente por não estar certificado e por não contar ainda com uma sonda para reabastecimento em voo, que podem ser fatores complicantes na travessia do Oceano Atlântico.
O navio que leva o Gripen é o Elke, que normalmente leva contêineres, e que zarpou do porto de Norrköping, na Suécia, no primeiro dia de setembro, devendo chegar em Santa Catarina no dia 20 ou 21 desse mês.
Outro detalhe a se notar é que a aeronave está com o trem de pouso abaixado e também com flaps estendidos. A saída dos gases do motor está coberta com uma capa, indicando que o avião está com o seu propulsor instalado.
Sendo assim, a preparação para o primeiro voo em território nacional, do Aeroporto Internacional de Navegantes para o Aeroporto de Gavião Peixoto no interior paulista, será rápida e dentro do prazo previsto, ou seja, com decolagem no dia 25 de setembro.
Neste momento o navio Elke passa próximo a Cabo Verde na costa africana. Você pode acompanhá-lo pelo site MarineTraffic clicando aqui.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.
FONTE - DAS AGÊNCIAS