Sinal 5G será implementado em mais cidades de Rondônia; veja a lista das ‘beneficiadas’

Sem título

Rondônia receberá a implementação do sinal 5G em mais quatro cidades do interior a partir da próxima segunda-feira (4). A decisão foi tomada pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções (GASPI), na quinta-feira (29).

As cidades contempladas na nova etapa de expansão 5G foram:

  • Chupinguaia
  • Colorado do Oeste
  • Monte Negro
  • e Presidente Médici

 

Somados, estes quatro municípios reúnem cerca de 55 mil habitantes. Veja abaixo, na tabela, a média populacional de cada um:

Cidades que irão receber o 5G

Cidades Nº de habitantes contemplados
Chupinguaia 9.324
Colorado do Oeste 15.663
Monte Negro 11.500
Presidente Médice 19.327

Além de Rondônia, outras 15 cidades da Região Norte terão a implementação do sinal 5G na semana que vem. O estado do Pará lidera, com sete municípios, seguido do Amazonas, com seis e Acre, com dois.

Transmissões na TV aberta

 

De acordo com a Anatel, quem recebe as transmissões da TV aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado.

O que é o 5G?

 

É a nova geração de internet móvel, uma evolução da conexão 4G atual. A promessa é que ela trará mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzirá o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornará as conexões mais estáveis.

Essa evolução da rede vai permitir conectar muitos objetos à internet ao mesmo tempo: celular, carro, semáforo, relógio. Tudo isso já pode ser ligado ao 4G, mas é esperada uma melhoria na conexão.

Conheça as vantagens do 5G em relação ao 4G. — Foto: Wagner Magalhães/Arte G1

Conheça as vantagens do 5G em relação ao 4G. — Foto: Wagner Magalhães/Arte G1

Como faço para acessar o 5G?

 

Para ter acesso à internet móvel de quinta geração, a pessoa precisa ter um celular habilitado para a tecnologia. Os aparelhos mais novos, em geral, já vêm habilitados. Também é preciso estar na área de cobertura.

Neste momento, as operadoras não estão solicitando a troca de chip.

O 4G vai acabar?

 

Não. Os celulares atuais continuarão funcionando nas redes 4G, 3G e 2G – essas conexões não deixarão de funcionar.

Fonte: G1/RO

Notícias relacionadas

Produtos

COMPRENFACIL.COM.BR