Semagri entrega 15 mil mudas de café a povos indígenas na região de Ji-Paraná

thumbnail_MUDAS DE CAFÉ (2)

Cerca de 150 mil mudas já foram distribuídas na região de Ji-Paraná

Mais de 15 mil mudas de café clonal foram entregues a povos indígenas, na semana passada, pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri).

As mudas de café clonal fazem parte do incentivo do Governo de Rondônia, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RO), para aumentar a produção estadual.

Segundo o secretário da Semagri, Jessé Mendonça, o cronograma de entrega é realizado pela Emater que faz o atendimento técnico “in loco”. “Aproximadamente, 150 mil mudas de café clonal foram entregues para produtores rurais e também na Terra Indígena Igarapé Lourdes. Nosso objetivo é aumentar a lavoura cafeeira de Ji-Paraná e região”, ressaltou.

O interesse dos povos indígenas na produção de café aumentou após muitos parentes conseguirem produzir cafés de qualidade e ganhar prêmios no Concurso de Qualidade e Produtividade do Café de Rondônia (Concafé). Ao todo, mais de 50 mil mudas já foram entregues às etnias Arara e Gavião.

A Emater trabalha na assistência para preparo do solo, cultivo, manejo, adubação, poda e combate às pragas, e auxilia na introdução dos produtos no mercado de trabalho. O café clonal é uma muda matriz alterada geneticamente. Ele oferece resistência e alta produtividade em qualquer época do ano, exigindo também mais cuidado na adubação e poda.

Rondônia é o quinto maior produtor de café no Brasil e o maior da região Norte, segundo dados da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri). Atualmente, o café rondoniense é exportado para países como Colômbia, Coreia do Sul e Espanha.

O estado tem uma plantação de mais de 65 mil hectares de café, com produção de 2,4 mil toneladas anuais. São mais de 20 mil famílias que trabalham com a cafeicultura e muitas já foram premiadas nos concursos promovidos pelo governo estadual.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Notícias relacionadas

Produtos

No data was found