O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência está realizando cerca de 30
atendimentos por dia
atendimentos por dia
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Ji-Paraná já contabiliza cerca de 300 atendimentos, em dez dias de operação. Entre as ocorrências mais comuns: acidentes de trânsito, capotamento com múltiplas vítimas, tentativas de suicídio, homicídio, e casos de descarga elétrica por alta tensão. Na manhã desta segunda-feira (8), profissionais do SAMU realizaram o primeiro parto, no Bairro Riachuelo, 2º Distrito, demonstrando a eficiência e preparo das equipes.
“Graças a Deus estamos nos alinhando com a população. Ainda estamos com alguns ajustes com a operadora telefônica para evitar instabilidade, porém todas as ocorrências estamos conseguindo atender”, pontuou Marcel Leme, enfermeiro e coordenador do SAMU.
Inaugurado pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), no dia 28 de maio, o SAMU está em anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do 2º Distrito. A obra teve um custo superior a 1,5 milhão de reais, com 457 mil provenientes do Governo Federal e mais de 1 milhão de recursos próprios do Município. O serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O SAMU é um componente da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e integra a Rede Assistencial Pré-Hospitalar Móvel. Em Ji-Paraná, o serviço conta com uma equipe de suporte básico, composta por um condutor socorrista e um técnico de enfermagem, e uma equipe de suporte avançado, composta por um condutor socorrista, um médico e um enfermeiro. No total, mais de 40 profissionais, incluindo 10 médicos, 14 técnicos de enfermagem, seis enfermeiros, além de condutores socorristas e equipe de gestão, integram a operação.
As equipes são altamente treinadas e equipadas para responder rapidamente a situações críticas, oferecendo suporte vital até a chegada ao hospital. O atendimento do SAMU é iniciado a partir de um chamado telefônico e pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, disponível para chamadas de telefones fixos ou móveis. Um número alternativo também foi colocado à disposição da população. Trata-se do número telefônico 69 99225-7115. “Existe Ji-Paraná antes do SAMU e depois do SAMU. Então agora nós estamos vivendo uma nova era, a era de Ji-Paraná com a implantação do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência”, concluiu Marcel Leme.
Texto: Leandro Pereira
Fotos: Acervo CCS
Fotos: Acervo CCS