Rússia cortará fornecimento de eletricidade à Finlândia a partir de sábado (14)

Sem título

A Rússia vai suspender o fornecimento de eletricidade à Finlândia neste sábado (14), anunciou a empresa importadora, em um momento de crescente tensão bilateral, devido à aproximação do país nórdico da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte ), na esteira da ofensiva russa na Ucrânia.

“Somos forçados a suspender a importação de eletricidade a partir de 14 de maio”, informou a operadora RAO Nordic, uma filial do grupo estatal russo InterRAO, com sede em Helsinque. “A RAO Nordic não tem capacidade de fazer pagamentos pela eletricidade importada da Rússia”, explicou a companhia.

“Esta é uma situação excepcional, sem precedentes nos 20 anos da nossa história”, acrescentou o grupo, que espera que a situação se resolva “em breve” e que o abastecimento seja retomado.

Já a operadora da rede elétrica finlandesa, Fingrid, garantiu que pode prescindir das importações de eletricidade da Rússia.

“Estávamos preparados para isso e não será difícil. É possível gerenciar [a situação] com um pouco mais de importações de Suécia e Noruega”, disse à AFP Timo Kaukonen, responsável de operações da Fingrid.

governo finlandês anunciou, na quinta-feira (12), sua intenção de apresentar a candidatura do país à Otan, marcando uma guinada na política de neutralidade em vigor desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

O Kremlin, por sua vez, advertiu, imediatamente, que o ingresso da Finlândia na Otan seria, “sem dúvida”, uma ameaça à Rússia. Os dois países têm uma fronteira comum de mais de 1.300 km.

A Suécia também pretende iniciar discussões para se somar à aliança militar transatlântica liderada pelos Estados Unidos.

Essas iniciativas ocorrem em um contexto de forte aumento das preocupações com segurança regional, devido à operação militar russa na Ucrânia, lançada em 24 de fevereiro por ordem do presidente Vladimir Putin.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Notícias relacionadas

Produtos

No data was found