A hidroginástica melhora a circulação, alivia dores, abre os poros da pele e diminui a pressão arterial.
A piscina com água aquecida já está funcionando no Centro de Convivência Viver Bem (CCVB), em Ji-Paraná. Com investimento orçado em R$ 10 mil, recursos próprios do Município, placas solares e equipamentos foram adquiridos pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria de Assistência Social e Família (Semasf). Em decorrência da ausência dos equipamentos, as aulas de hidroginástica estavam suspensas. Com o retorno das atividades, as aulas acontecem de segunda a quinta-feira, nos períodos matutino e vespertino. Cerca de 200 pessoas são atendidas por meio do projeto no CCVB
As aulas de hidroginástica estão sendo possíveis graças a investimentos da Prefeitura de Ji-Paraná, que garantiram a reforma da piscina. “Estávamos ansiosos por este momento. Uma grande conquista para o nosso centro de convivência que busca oferecer momentos de bem-estar, de saúde”, disse Miriam Madalon, secretária municipal de Assistência Social e Família, durante a cerimônia de reabertura da piscina.
O evento, que reabriu oficialmente a piscina, aconteceu na manhã desta quinta-feira (13). Várias autoridades do município participaram da cerimônia, entre elas, o prefeito Isaú Fonseca. “Vamos continuar investindo em Ji-Paraná. Queremos o melhor para nossa população”, afirmou.
O espaço ficou inativo por um longo período, em virtude da falta de compromisso de algumas empresas que venceram a licitação para realizar as obras de reforma, mas não concluíram os serviços.
Para Paula Gerlinski, diretora do Centro de Convivência Viver Bem, “foi um dia especial para todos, principalmente para o grupo de idosos que agora conta com o retorno de mais uma atividade”.
Com a reforma, a piscina foi adequada e aquecida para receber o grupo de idosos.
As aulas de hidroginástica podem durar até uma hora. São duas turmas no período da manhã e duas turmas no período da tarde, cada uma com até 25 idosos, que participam de duas aulas por semana. Os idosos interessados em participar das aulas devem procurar o Centro de Convivência, localizado na Rua São Luiz, no Bairro Nova Brasília, no segundo distrito.
A hidroginástica oferece vários benefícios, como a perda de peso, alívio de dores na coluna vertebral, fortalecimento da musculatura, manutenção da forma e do condicionamento físico, diminuição da tensão e do estresse, recuperação de lesões e a melhora dos sistemas cardíaco, circulatório e respiratório.
O Centro de Convivência Viver Bem atende cerca de 120 idosos por dia. São mais de 500 idosos acima de 60 anos de idade inscritos na unidade, que ainda oferece atividades de artesanato, aulas de zumba e conta com um grupo de coral. Os atendimentos contam com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes).
Texto e fotos: Leandro Pereira