Prefeitura autoriza a realização de feiras livres em Ji-Paraná

Sem título

Feirantes se reuniram com o vice-prefeito, Joaquim Teixeira

A Prefeitura de Ji-Paraná autorizou a retomada das atividades das feiras livres da rua Dom Augusto, às quintas-feiras, e da avenida Brasil, aos domingos, das 6h às 12h. O vice-prefeito, Joaquim Teixeira (MDB), se reuniu com os feirantes e ouviu as necessidades dos pequenos produtores do município.

“Nós entendemos que cada feirante tem as suas despesas e que eles precisam trabalhar nessas feiras. O prefeito Isaú Fonseca é um camarada trabalhador, que entende a situação dos trabalhadores, e achou por bem liberar as feiras na quinta e no domingo”, declarou Joaquim Teixeira.

O Decreto Municipal N.° 14.381 determina que as barracas tenham espaçamento de cinco metros umas das outras, com a presença máxima de dois feirantes por banca, sendo um responsável exclusivamente pelo serviço de caixa.

A recomendação do decreto é de que os trabalhadores tenham idade inferior a 60 anos e que não estejam apresentando sintomas do novo coronavírus (Covid-19), como febre, tosse seca, mal-estar e coriza.

Os feirantes também devem implantar uma fita de isolamento que impeça os consumidores de se aproximarem a menos de um metro dos produtos expostos, de forma que somente os trabalhadores manuseiem as mercadorias.

O decreto proíbe a instalação de área de recreação ou brinquedos, a degustação e consumo no local de comidas e bebidas, assim como a experimentação de bijuterias e outros objetos corporais, para evitar a disseminação do vírus por meio dos utensílios e alimentos servidos, evitando também a aglomeração de consumidores.

Os feirantes deverão disponibilizar álcool 70% e adotar medidas de higiene das barracas, como a limpeza das bancas, utensílios e produtos comercializados, inclusive na montagem e desmontagem das barracas, no início e fim das feiras livres.

Os consumidores precisam manter a distância mínima de dois metros uns para os outros e todos deverão utilizar máscaras, seguindo as orientações da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e do Ministério da Saúde.

O vice-prefeito de Ji-Paraná ressaltou que o município passa por um momento muito delicado e que cada morador deve fazer seu papel, cuidando não só de si, mas também de todas as pessoas que estão à sua volta.

“Peço para que as pessoas também sejam rápidas. Comprem suas verduras, compre o produto que foi buscar na feira e volte para casa, para que não tenha aglomeração. Assim ele estará cuidando dele mesmo, do feirante e cuidando da família que ficou em casa. Esse momento em que estamos vivendo é um momento de cuidar um do outro”, pediu Joaquim Teixeira.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Notícias relacionadas

Produtos

LS YOU EYEWEAR MELODIA LS05002
TRATAMENTO BONACURE - BRILLIANCE BRILLIANCE MASCARA TRAT COARSE 500ML COSMÉTICOS
VENDO RESIDENCIA DE ALTO PADRÃO, EM JI-PARANÁ-RO