Desmatamento e consumo irresponsável de recursos naturais pode aumentar cada vez mais as temperaturas do Brasil (Foto: INPE, Reprodução)
Um estudo da Agência Espacial Americana (NASA) mapeou cinco regiões do planeta onde o calor pode tornar impossível a sobrevivência humana dentro de 50 anos. O resultado da pesquisa inclui o Centro-Oeste, Nordeste, Norte e o Sudeste do Brasil como lugares que podem se tornar inabitáveis nas próximas décadas. As informações são do O Globo.
Continua depois da publicidade
Os cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa analisaram os extremos de calor e umidade utilizando imagens de satélites, além de projeções da temperatura de bulbo úmido e temperatura mínima do ar para que a água possa evaporar.
De acordo com os pesquisadores, o corpo consegue se manter suando a 45°C com 20% de umidade. Contudo, se a umidade passar de 40%, essa combinação pode ser letal, visto que a capacidade de suar e assim dissipar calor se reduz. Não se sabe como os seres humanos podem se adaptar a altas temperaturas por vários dias.