Na manhã desta sexta-feira, 1 de novembro de 2024, a Polícia Militar de Ji-Paraná foi acionada para atender uma ocorrência de morte em uma residência na Rua Abílio Freire, no primeiro distrito. Uma mulher havia
chegado à casa do namorado e ingerido um medicamento analgésico potente. Após conversar com o namorado, ela adormeceu. Durante a manhã, o namorado percebeu que a mulher estava espumando pela boca e imediatamente acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os paramédicos constataram o óbito no local.
A Política Técnico-Científica (POLITEC) também esteve presente no local para realizar a perícia. De acordo com as informações preliminares, a morte pode ter sido causada por uma overdose do medicamento. O remédio trata-se inicialmente do “Fentanil”.
Após a realização da perícia, o corpo foi liberado para a Funerária de plantão
Entenda como é a droga que pode ter causado a overdose
O que é fentanil?
O fentanil é um medicamento da classes dos opioides. Sintético e extremamente potente, ele é utilizado clinicamente para alívio de dores intensas em casos específicos, como câncer e após cirurgias mais graves.
Como atua no sistema nervoso central, o medicamento também é utilizado também na medicina como anestésico: coloca o paciente em estado de sono profundo, em que não sente dor e relaxa. A dosagem depende do estado geral, da gravidade e da duração da intervenção…
Considerado 100 vezes mais potente que a morfina e 50 vezes mais forte que a heroína, o fentanil é perigoso não apenas por ser altamente viciante, como também por causar risco à vida mesmo com doses consideradas baixas.
Efeito oposto ao de estimulantes como a cocaína e o crack. Opioides como o fentanil agem como depressores do sistema nervoso central, diminuindo a frequência cardíaca, a pressão arterial e o fluxo de oxigênio.
Bastam 2 miligramas para levar alguém à morte. Por isso, a ministração da substância deve ser cuidadosamente monitorada por profissionais de medicina ou outros.