Município de Ji-Paraná recebe aparelho digital de mamografia

thumbnail_MAMÓGRAFO DIGITAL (2)

Entrega será realizada na próxima segunda-feira, 25

Na próxima segunda-feira (25), a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), receberá um novo mamógrafo digital que será destinado ao atendimento no Centro Municipal de Saúde da Mulher Ceci Cunha.

Com o novo aparelho, serão realizados cerca de 500 atendimentos mensais. O mamógrafo digital é avaliado em aproximadamente R$ 1 milhão e foi adquirido por meio de emenda parlamentar do Deputado Federal Lúcio Mosquini (MDB).

O Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (MDB), agradeceu ao deputado pelo empenho ao Município e destacou a importância do aparelho para a saúde das mulheres, em especial no Outubro Rosa, mês de prevenção aos cânceres de mama e colo do útero.

“Estamos em pleno Outubro Rosa e vamos receber esse moderno aparelho de mamografia digital. Esse equipamento é de última geração e irá beneficiar muitas mulheres com o diagnóstico precoce e mais preciso”, destacou o prefeito.

O diretor da Divisão de Serviços Especializados (DSE) da Semusa, Relrisson de Souza Soares, explicou as diferenças do mamógrafo digital e do modelo analógico, realizado com o uso de solução reveladora química.

“A mamografia convencional é realizada de maneira analógica e necessita da revelação do filme com o uso de produtos químicos. Já no aparelho digital, o exame é feito com auxílio de um computador, o que proporciona uma melhor resolução à imagem, com menores riscos de exposição à radiação e menos danos ao meio ambiente”, detalhou Relrisson.

A entrega do novo mamógrafo acontece no próprio Centro Ceci Cunha, a partir das 8 horas da manhã, da próxima de segunda-feira. A cerimônia contará com a presença do Prefeito Isaú Fonseca, do Deputado Lúcio Mosquini, do titular da Secretária de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, e de demais autoridades do Município e do Estado.

A mamografia é indicada para mulheres a partir de 40 anos, devendo ser realizada anualmente, auxiliando no diagnóstico precoce de câncer de mama. Para mulheres com histórico familiar, o exame deverá ser iniciado a partir dos 35 anos.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), quando descoberto precocemente, o câncer de mama tem 95% de chances de cura. Segundo os dados do INCA, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo. No Brasil, o instituto estima que, em 2021, mais de 60 mil novos casos devem ser registrados.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Notícias relacionadas

Produtos

LS YOU EYEWEAR MELODIA LS05002
TRATAMENTO BONACURE - BRILLIANCE BRILLIANCE MASCARA TRAT COARSE 500ML COSMÉTICOS