Guiana esta praticamente “vendida” as multinacionais do Petróleo. É o pais cujo PIB mais cresce no mundo. A riqueza vem dos royalties do Petróleo que EXXON e Total exploram no mar que banha a Guiana, que é também o mar que banha o norte do Brasil. As Reservas de Petróleo ali, chegam aos bilhões de barris.
Sobre a Exploração de Petróleo na Foz do Rio Amazonas e no Platô das Guianas
“Multinacionais estão “chupando Petróleo brasileiro de canudinho” na região, enquanto a Petrobras segue impedida de explorar o mesmo Petróleo, mesmo a legislação ambiental brasileira já seja a mais rígida e vista como das melhores do mundo no que se refere a exploração petrolífera
.
Não é mera coincidência, que uma mega ONG ambiental, que não abriu a boca diante do Avanço das multinacionais na Região, via Guiana, agora financie estudos e pesquisas para impedir que o Brasil, através da Petrobras, explore o que o Petróleo que é seu, mesmo com legislação ambiental muito mais rígida que a da Guiana, que praticamente nem a tem.
Empresas multinacionais como Exxon e Total já estão explorando petróleo na Guiana Francesa
Um estudo financiado pelo Greenpeace Brasil e conduzido pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) tenta impedir que o Brasil e a Petrobras explorem o petróleo da Margem Equatorial, chamada pela ONG de “Foz do Amazonas”.
A expedição, realizada a bordo do veleiro Witness do Greenpeace Brasil, teve como objetivo mapear as correntes marítimas da região para entender os possíveis impactos de um vazamento de óleo, segundo nota publicada na coluna da jornalista Mônica Bergamo. O estudo destaca que o derramamento poderia contaminar vastas áreas marítimas, incluindo as costas do Amapá, da Guiana Francesa, do Suriname e da Guiana.
É importante ressaltar que, enquanto o Brasil ainda debate a exploração de petróleo na Margem Equatorial, empresas multinacionais como Exxon e Total já estão explorando petróleo na Guiana Francesa, parte da mesma região. Segundo o ministro Alexandre Silveira, empresas internacionais estão chupando de canudinho o petróleo brasileiro.
A pesquisa visa impedir a exploração de petróleo na Margem Equatorial brasileira. O embate entre as áreas energética e ambiental do governo em relação à concessão de licenças para perfuração de poços na região ainda está em curso.