Ji-Paraná faz recuperação fiscal e, ao mesmo tempo, facilita vida do contribuinte

thumbnail_REFIS JIPA (4)

Projeto Refis-Jipa será enviado para aprovação na Câmara Municipal

O Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (MDB), comandou reunião, na manhã desta quarta-feira (13), para tratar da instituição do Programa de Recuperação Fiscal de Ji-Paraná (Refis-Jipa), com participação do presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP), vereador Welinton Fonseca (MDB), e do vereador Lorenil Gomes (PSDB), idealizadores do projeto. O lado empresarial marcou presença com representantes da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação dos Profissionais Contabilistas De Ji-Paraná (Acejipa).

A reunião girou em torno da minuta do projeto de lei de autoria do Poder Executivo que trata da instituição do Refis. A iniciativa é inédita no Município de Ji-Paraná. “Antes de enviarmos o projeto para apreciação do Legislativo, é interessante que os senhores empresários opinem, pois são profundos conhecedores e interessados no tema”, aconselhou o prefeito Isaú.

O projeto concede benefício fiscal sobre débitos, inscritos ou não em dívida ativa. A opção pelo Refis-Jipa deverá ser formalizada pelo contribuinte na Gerência Geral de Arrecadação (CGA), em casos de dívidas extrajudiciais, e na Procuradoria Geral do Município (PGR), para os casos judiciais, até 31 de dezembro de 2021.

O benefício é referente a descontos sobre o valor das multas e juros moratórios. Saldando a dívida de forma integral e à vista, o desconto é de 100%, para pagamento até 20 de dezembro de 2021.

Parcelamentos

Os valores dos débitos podem ser quitados de forma parcelada, com variações no percentual de desconto, de acordo com o prazo escolhido. Para obter o desconto de 60%, o contribuinte deverá pagar a dívida de 2 até 12 parcelas mensais, sucessivas e iguais.

Para ganhar 40% de desconto, o contribuinte deverá pagar a dívida de 13 a 24 parcelas mensais, com os encargos previstos na legislação municipal. E, finalmente, para ter 20% de desconto, o contribuinte deverá saldar o débito de 25 a 36 parcelas mensais, também com observância nos encargos previstos na legislação municipal.

“O prefeito Isaú é sensível às causas do Município, sem deixar de levar em conta o interesse do contribuinte, surgindo daí a minuta desse projeto de lei, fruto da harmonia existente entre o Executivo e Legislativo de Ji-Paraná”, observou o vereador Lorenil Gomes.

Ao final da reunião o grupo foi surpreendido com a visita do Deputado Federal Coronel Chrisóstomo de Moura (PSL), que aproveitou a oportunidade para enumerar diversas conquistas em favor do Município de Ji-Paraná.

Matéria: Anfrízio Santana

Fotos: Jota Batista

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Notícias relacionadas

Produtos

LS YOU EYEWEAR MELODIA LS05002
TRATAMENTO BONACURE - BRILLIANCE BRILLIANCE MASCARA TRAT COARSE 500ML COSMÉTICOS