Governo de Rondônia entrega vacina contra a Covid-19 para imunizar 17 municípios da região de Ji-Paraná

SESAU_Entrega-da-CoronaVac-em-Ji-Paraná-19-01-2021-Foto-Paulo-Sérgio-51-870x653

O Governo de Rondônia entregou na terça-feira (19) o primeiro lote de vacina contra a Covid-19, a CoronaVac, que vai imunizar 3.420 pessoas de dois públicos distintos da região central do Estado: os profissionais de Saúde, que atuam na linha de frente ao combate da pandemia de coronavírus, e os indígenas, de 17 cidades do entorno de Ji-Paraná.

A entrega aconteceu no aeroporto José Coleto. No ato, não houve vacinação, mas a imunização deve acontecer com duas aplicações no intervalo de 14 dias.

A chegada da vacina a Ji-Paraná, conforme ressaltou o governador coronel Marcos Rocha, “vem trazer imunização para o coronavírus, que tem deixado as pessoas apreensivas e temerosas pela doença. Vamos trazer mais vacinas quando chegarem novas remessas no País. Que Deus abençoe Ji-Paraná e a nossa Rondônia”.

As vacinas estão sendo entregues nos municípios polos de saúde, que deverão repassá-las às secretarias de Saúde das cidades vizinhas

A entrega das vacinas faz parte do Plano de Imunização contra o coronavírus no Estado. Das 33 mil doses previstas pelo Governo Federal, destinadas a Rondônia nesse primeiro momento, o governador coronel Marcos Rocha conseguiu 16 mil doses extras totalizando pouco mais de 49 mil doses da vacina que serão distribuídas aos 52 municípios.

A ampliação do quantitativo deve-se à aproximação pessoal do governador de Rondônia com o presidente da República, Jair Bolsonaro, ao qual foi solicitado o aumento de doses vacinais.

“Eu pedi ao presidente atenção maior a Rondônia e, de imediato, ele (o presidente) autorizou o envio desse excedente de vacina”, declarou o governador, grato e satisfeito em poder ampliar o número de pessoas que podem ser vacinadas nesta primeira fase.

A partir de quarta-feira (20), os representantes dos 17 municípios da região Central poderão fazer as retiradas das vacinas na sede da 1ª Gerência Regional de Saúde (1ª GRS de Ji-Paraná), onde o imunizante está armazenado em rede de frio. Cada cidade aplicará o próprio plano de vacinação. A chegada e o transporte da vacina em Ji-Paraná foi escoltada por equipes das polícias Militar e Federal.

O secretário de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo acompanhou o governador Marcos Rocha no ato solene de entrega das vacinas em Ji-Paraná. Máximo destacou a importância da imunização e reforçou sobre os cuidados pessoais e de distanciamento social no enfrentamento da Covid-19.

O transporte das vacinas é protegido pelas polícias Militar e Federal

“Estamos trazendo esperança aos angustiados e desesperados. É um começo. Um alento aos corações entristecidos que perderam pessoas pela doença. Contudo, devemos praticar regularmente as orientações sanitárias, de distanciamento e restrições sociais”, pontuou, referindo à higienização regular das mãos e demais orientações sanitárias, amplamente divulgadas desde o início da pandemia, em 2020.

O prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca, prestigiou a chegada da remessa de vacina e agradeceu ao Governo de Rondônia pelo apoio à gestão municipal. “O senhor, governador Marcos Rocha, está fazendo um trabalho muito importante para Rondônia. Recebemos a vacina com muito orgulho e alegria. Agradeço ao senhor pela amizade com o presidente da Nação, que ampliou a capacidade vacinal no Estado”, declarou o prefeito, que inicia a vacinação em Ji-Paraná a partir do dia 25 de janeiro.

Outras autoridades locais prestigiaram a chegada da vacina na região Central, como o vice-prefeito Joaquim Teixeira, vereadores e o secretário regional de Governo, Everton Esteves. Na ocasião, a deputada federal Sílvia Cristina destacou o esforço dos parlamentares federais em aprovar a aquisição de vacinas. “Queremos salvar vidas”, destacou.

Fonte: Assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Notícias relacionadas

Produtos

LS YOU EYEWEAR MELODIA LS05002
TRATAMENTO BONACURE - BRILLIANCE BRILLIANCE MASCARA TRAT COARSE 500ML COSMÉTICOS
VENDO RESIDENCIA DE ALTO PADRÃO, EM JI-PARANÁ-RO