Embaixador brasileiro na França rebate proibição de voos: ‘Nossa economia não depende do turismo’

17332519_0_0_3072_1662_1000x541_80_0_0_4f7ca0409157a958770b69c46520e408

Após a França ter banido voos com origem e para o Brasil, o embaixador brasileiro no país saiu em defesa do presidente Jair Bolsonaro e minimizou o impacto econômico da suspensão.

Após o decreto do governo francês que suspende voos com origem e para o Brasil até 19 de abril, o embaixador brasileiro na França, Luís Fernando Serra, entrevistado pela BFM TV, negou a responsabilidade do presidente Bolsonaro na crise pandêmica.

COVID-19: o embaixador do Brasil em Paris estima que seu país seja o quinto no mundo a ter mais vacinados.

A suspensão dos voos entre a França e o Brasil é notícia em todos os canais de TV e rádio franceses, escreve a Rádio França Internacional.

A decisão foi anunciada nessa terça-feira (13) pelo primeiro-ministro Jean Castex, pressionado pela grave situação sanitária no Brasil, devido a variante brasileira, conhecida como P.1, considerada a mais contagiosa e perigosa.

Até o dia 19 de abril, quando os voos ficarão suspensos, o governo francês estuda a adoção de medidas mais restritivas que permitiriam a retomada da ligação aérea.

Entre as possibilidades, isolamento obrigatório em um hotel será imprescindível, sendo que as despesas deverão ser pagas pelo viajante.

Em Paris, policiais patrulham a avenida Champs Elysees durante lockdown na França, em meio à pandemia da COVID-19, em 31 de dezembro de 2020
© SPUTNIK / CHARLES PLATIAU
Em Paris, policiais patrulham a avenida Champs Elysees durante lockdown na França, em meio à pandemia da COVID-19, em 31 de dezembro de 2020

 

‘A culpa é da esquerda’ acusa embaixador brasileiro

Embaixador brasileiro na França, Luís Fernando Serra disse respeitar a “decisão soberana da França”, mas minimizou seu impacto. Ele lembrou que “a economia do Brasil não depende do turismo”.

Luís Fernando Serra ainda negou a responsabilidade do presidente Jair Bolsonaro na crise. “Vocês pensam que o presidente Bolsonaro faz pouco? Que a culpa é do presidente? Essa é uma boa oportunidade para dizer que o Brasil já vacinou 31 milhões de pessoas e é o quinto país que mais vacinou no mundo segundo a OMS”, afirmou o diplomata.

Em seguida, ele disse que, em relação ao tamanho de sua população, “o Brasil é o 19° país em número de mortes por um milhão de habitantes”. Ele disse que a culpa dos hospitais lotados é da “esquerda” que não construiu hospitais quando “ficou no poder”.

Sobre o lockdown, ele explicou que a culpa é do STF. “O presidente Bolsonaro é solidário, mas quer que as pessoas trabalhem. Tem 35 milhões de brasileiros que vivem da economia informal e tem que sair de casa trabalhar. O Brasil não tem um sistema social como a França. Se não trabalharem, eles vão morrer de outra coisa, de fome, de depressão”, insistiu Serra.

Manifestantes protestam na frente da Embaixada do Brasil em Paris, França, 23 de agosto de 2019 (foto de arquivo)

Notícias relacionadas

Produtos