eleição para prefeito de Ji-Paraná, marcada para este ano, promete ser um campo de batalha político, reeditando a rivalidade entre o governador Marcos Rocha (UNIÃO) e o senador Marcos Rogério (PL). Esta disputa já foi acirrada durante a eleição para o governo de Rondônia em 2022, e agora se desdobrará nos bastidores da corrida pelo Palácio Urupá, com os dois líderes políticos apoiando diferentes candidatos.
O governador Marcos Rocha apoia o atual prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (UNIÃO), enquanto o senador Marcos Rogério está investindo na candidatura do deputado estadual Afonso Candido (PL). Ji-Paraná, sendo o domicílio eleitoral de Rogério, onde ele já obteve recordes de votos, torna uma possível vitória de Esaú uma significativa conquista territorial para Rocha.
Esta eleição municipal tem implicações maiores, visto que em Porto Velho, ambos os políticos unirão forças para apoiar Mariana Carvalho na corrida pela prefeitura. Dessa forma, a eleição de Ji-Paraná servirá como um “balão de ensaio” para a disputa entre Rocha e Rogério ao senado em 2026.
A rivalidade entre Rocha e Rogério, dois dos maiores nomes da política rondoniense nos últimos anos, torna esta eleição municipal não apenas uma disputa local, mas um prenúncio das futuras batalhas políticas no estado. A escolha do próximo prefeito de Ji-Paraná pode redefinir o cenário político rondoniense, influenciando alianças e estratégias para os próximos anos.