Rondônia fica longe do mar, mas nesta época de baixa dos rios acontece um fenômeno que garante a diversão dos rondonienses e turistas: a formação de praias temporárias de água doce. Neste final de semana, dois festivais acontecem na Vila Calderita, em Porto Velho, e Pimenteiras do Oeste, no cone sul de Rondônia.
O Portal SGC fez um levantamento para que você possa conhecer e aproveitar com os amigos e a família, além de se divertir com as atrações locais dos festivais. Veja abaixo.
- Fest Verão Calderita, entre os dias 8 e 10 de setembro
Localizado há cerca de 50km da zona urbana de Porto Velho, o festival da Vila Calderita é um dos eventos preparados para receber turistas de todas as regiões do estado com restaurantes e pousadas. De acordo com a Prefeitura, “o festival promete três dias de cultura, diversão e entretenimento para toda a família”.
Na estrutura do evento, palco, som e iluminação para as apresentações musicais e culturais regionais serão disponibilizados pela prefeitura. Com a seca do rio Jamari, é formado os bancos de areia, como praia. A vila Calderita é uma das praias de água doce mais conhecida na cidade.
A viagem até o local que a praia fica localizada dura cerca de 1 hora saindo de Porto Velho. O caminho acontece pela Estrada da Penal e por ela seguir por 54 quilômetros. Parte da estrada é asfaltada e outra é estrada de chão. A lotação para fazer a travessia de barco até a praia custa R$ 15.
Caso o visitante queira aproveitar os três dias de festa e se hospedar no local, há pousadas e hotéis na vila e também casas que são alugadas por temporadas. Outra opção é acampar na praia. Veja fotos.
- Festival de Pimenteiras do Oeste, entre os dias 9 e 11 de setembro
Este festival acontece no munícipio de Pimenteiras do Oeste (RO), no cone sul do estado, cerca de 850 quilômetros da capital. O festival é possível graças a seca do rio Guaporé, onde os bancos de areia se formam. A praia forma entre o Brasil e a Bolívia.
No evento, as atrações musicais regionais também estão confirmadas, além de pratos típicos no local. No município, há locais de hospedagem e também existe a possibilidade de acampar na praia com barracas.