“Precisamos de união para fortalecer a RRSI, por isso, vamos precisar do apoio dos nossos deputados estaduais de Ji-Paraná Cláudia Jesus (PT), Nim Barroso e Laerte Gomes ambos do PSD¨, admitiu Affonso Cândido
Um projeto de lei que estabelece o município de Ji-Paraná como sede permanente e intransferível da Rondônia Rural Show Internacional (RRSI) será apresentado na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero). O PL também institui a feira do agronegócio como patrimônio cultural e imaterial estadual.
A afirmação foi feita pelo deputado Affonso Cândido (PL) durante reunião, na segunda-feira (3), com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial e Industrial (Acijip) de Ji-Paraná. O encontro foi marcado após declarações de que a RRSI poderia ser transferida para Porto Velho.
“Não há motivo algum para a mudança. Estive com o governador Marcos Rocha [União Brasi] e ele me garantiu que a Rondônia Rural Show Internacional fica em Ji-Paraná. Todas as declarações sobre uma possível mudança, são meras especulações. Mas para fortalecer essa posição, vou apresentar um projeto de lei para confirmar essa posição”, garantiu o parlamentar.
De acordo com Affonso Cândido, RRSI, criada em 2012, tem registrado um crescimento consistente, expandindo as atividades e se consolidando como um ponto de referência para o agronegócio brasileiro. Segundo ele, em 2014, o evento obteve a internacionalização, com a participação de embaixadas e câmaras de comércio de diversos países, ampliando o alcance e a representatividade internacional.
Na edição de 2024, quebrou recordes e tornando-se a maior feira do agronegócio da região Norte do Brasil. Com um impressionante volume de negócios de R$ 4,4 bilhões e a presença de 276 mil visitantes, o evento destacou a força do agronegócio rondoniense, oferecendo um ambiente para a realização de negócios, e a aquisição de tecnologias sustentáveis e equipamentos.
Ao ser apresentado na Alero, segundo Affonso Cândido, o projeto de lei será subscrito pelos deputados estaduais de Ji-Paraná Cláudia Jesus (PT), Nim Barroso e Laerte Gomes, ambos do PSD. admitiu.
Da reunião na sede da CDL, participaram os presidentes Elias Pereira (CDL), Liomar Carvalho (Acjip) e a deputada Cláudia de Jesus, e diretores das duas entidades.
Fotos: Bruno Perazzoli