Democratas vão se concentrar em “terrível tributo” enquanto o julgamento de impeachment de Trump continua

Capetolio

WASHINGTON (Reuters) – Os democratas que defendem que Donald Trump deve ser condenado por incitar o cerco ao Capitólio dos Estados Unidos se concentrarão na quinta-feira nos danos causados ​​pelo tumulto e no papel do ex-presidente em inflamar o tumulto.

Neve cai no Capitólio dos EUA no terceiro dia de audiências de impeachment do Senado contra o ex-presidente dos EUA Donald Trump em Washington, EUA 11 de fevereiro de 2021. REUTERS / Erin Scott

A Câmara dos Representantes acusou Trump, um republicano, de incitar uma insurreição ao exortar milhares de apoiadores a marchar no Capitólio em 6 de janeiro, dia em que o Congresso se reuniu para certificar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições.

Os administradores da Câmara que estão processando o caso no Senado dos Estados Unidos passaram grande parte da quarta-feira recontando os eventos que levaram ao motim e destacando a ameaça ao ex-vice-presidente Mike Pence.

Na quinta-feira, eles planejaram ilustrar o “terrível pedágio” do motim e o “papel de Trump em reunir, incitar e inflamar os insurrecionistas”, disse um assessor da Câmara.

Na quarta-feira, os senadores foram mostrados gravando imagens de segurança da multidão pró-Trump perseguindo os corredores do Capitólio gritando “Hang Mike Pence!” e procurando pela presidente da Câmara dos Democratas, Nancy Pelosi.

Vídeos inéditos mostram a visão de dentro do Capitol enquanto os manifestantes quebram janelas e lutam com a polícia, chegando a 100 pés (30 m) da sala onde Pence estava abrigado com sua família. A multidão montou uma forca do lado de fora.

A filmagem, que também incluiu imagens corporais de ataques brutais à polícia do Capitólio, mostrou Pence e legisladores sendo levados a passos de segurança à frente de uma multidão que avançava. O ataque ao Capitólio resultou na morte de cinco pessoas, incluindo um policial.

Trump disse repetidamente que Pence tinha o poder de impedir a certificação dos resultados eleitorais, embora não o fizesse.

“A multidão estava procurando o vice-presidente Pence”, disse a deputada Stacey Plaskett, narrando a filmagem que mostrava a multidão ameaçando Pence e procurando Pelosi.

“O presidente Trump colocou um alvo nas costas deles e então sua turba invadiu o Capitol para caçá-los”, disse ela.

O deputado democrata Joaquin Castro destacou que, durante o tumulto, Trump tuitou que Pence “não teve coragem de fazer o que deveria ter sido feito”. Um vídeo mostrou manifestantes espalhando a notícia do tweet de Trump entre si em megafones.

PLANTOU AS SEMENTES

Os gerentes da Câmara disseram que Trump plantou as sementes para o motim ao encorajar a violência e fazer falsas alegações de que a eleição foi roubada muito antes de 6 de janeiro. Eles também disseram que ele fez pouco para impedir a violência que saiu do controle, apesar dos apelos de muitos republicanos para pedir aos seus apoiadores que parem.

Os democratas enfrentam uma tarefa difícil para garantir uma condenação no Senado e impedir Trump de buscar um cargo público novamente. Uma maioria de dois terços no Senado deve votar para condenar, o que significa que pelo menos 17 republicanos teriam que desafiar Trump e sua contínua popularidade entre os eleitores republicanos.

Na terça-feira, o Senado votou amplamente de acordo com as linhas partidárias que o julgamento de impeachment poderia seguir em frente, embora o mandato de Trump tenha terminado em 20 de janeiro. Seis dos 50 senadores republicanos romperam com seu caucus para ficar do lado dos democratas.

“Tenho esperança de que a força desse argumento ainda influencie alguns. Acredito que haja mais republicanos abertos à condenação do que é publicamente claro neste momento ”, disse o senador democrata Chris Coons.

Mas, embora vários senadores republicanos tenham dito que a filmagem exibida na quarta-feira foi emocionante, muitos acrescentaram que isso não mudou suas mentes.

“Eu não vi um caso lá que um promotor pudesse apresentar no tribunal contra o presidente”, disse o senador republicano Roy Blunt.

Os advogados de Trump, que terão 16 horas para apresentar sua defesa, disseram que o vídeo e outras evidências apresentadas pelos democratas não justificam sua culpabilidade.

“Nós sabemos que uma multidão invadiu o Capitol e causou estragos no prédio. Estou esperando que eles conectem isso ao presidente Trump e até agora isso não aconteceu ”, disse Bruce Castor, advogado de Trump.

O julgamento do Senado pode ser concluído no sábado ou domingo, de acordo com um assessor sênior do Senado.

Trump é o primeiro presidente dos Estados Unidos a ser acusado duas vezes e o primeiro a enfrentar julgamento após deixar o cargo. Seu primeiro julgamento de impeachment, que resultou de seus esforços para pressionar a Ucrânia a investigar Biden, terminou em absolvição há um ano no que então era um Senado controlado pelos republicanos.

Reportagem de Susan Cornwell e Makini Brice; Reportagem adicional de David Morgan e Richard Cowan; Escrito por John Whitesides; Edição de Michelle Price e Simon Cameron-Moore

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Notícias relacionadas

Produtos

LS YOU EYEWEAR MELODIA LS05002
TRATAMENTO BONACURE - BRILLIANCE BRILLIANCE MASCARA TRAT COARSE 500ML COSMÉTICOS
VENDO RESIDENCIA DE ALTO PADRÃO, EM JI-PARANÁ-RO