No data was found
No data was found

Caminhada marca o Dia D do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

thumbnail_IMG_9378

Cerca de 300 pessoas partiram do Ministério Público à Praça da Bíblia no centro de Ji-Paraná

A Caminhada da Campanha Faça Bonito, marcou o Dia D do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído no dia 18 de maio de 2000. Ela foi promovida pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) em parceria com o Ministério Público de Rondônia (MPRO).

Cerca de 300 pessoas participaram da caminhada que saiu da sede do MPRO, avenida 6 de maio, e terminou na Praça da Bíblia, na avenida Marechal Rondon, no centro da cidade. São 22 anos de mobilização na luta contra à violência de crianças e adolescentes e na proteção dos direitos humanos.

Uma série de atividades de mobilização foi realizada em escolas (estaduais e municipais), com crianças e adolescentes, e órgãos públicos. Foram realizadas palestras e rodas de conversas para mais de três mil pessoas.

O Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca, ressaltou que “hoje” é um dia de fazer bonito e que nenhuma criança deve passar por essa situação. “Nossas crianças merecem respeito e, por isso, estamos reunidos juntamente com os poderes Legislativo e Judiciário para protegê-las com leis e ações mais severas. Converse com seus filhos e escute o que eles falam”, alegou.

A secretária da Semasf, Ana Maria Santos Vizeli, avaliou que as ações começam com a informação e instrução das crianças. “Temos que falar sobre esse assunto, conversar com nossos filhos e falar da importância de denunciar qualquer abuso, seja psicológico, físico ou sexual”.

O presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP), Welinton Fonseca, parabenizou as equipes envolvidas e comentou sobre a importância de combater essa violência. “É preciso denunciar e proteger nossas crianças, passando confiança nos que elas falam. Vamos fazer ‘Bonito’ e combater essa violência”.

No primeiro quadrimestre de 2022, foram notificados 48 novos casos, sendo 30 deles de abusos de crianças e adolescentes em Ji-Paraná. Nos anos de 2020 e 2021, foram registrados 110 e 84 casos, respectivamente.

Em um ato simbólico, crianças colocaram flores produzidas artesanalmente, que fazem referência aos desenhos da primeira infância, nos canteiros em frente ao MP e na Praça da Bíblia para marcar o evento referente ao Maio Laranja. Denúncias de abuso a crianças e adolescentes podem ser feitas pelo Disque 100.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Notícias relacionadas

Produtos

No data was found