Brasil apresenta bateria de nióbio que permite recarga rápida de carros elétricos

images (85)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou no Twitter que o Brasil passa a contar com a primeira bateria de nióbio do mundo. De acordo com ele, a tecnologia permite a recarga de carros elétricos em seis minutos.

Bolsonaro também afirmou que as empresas Volkswagen e Toshiba já fecharam parceria para comercialização a tecnologia. O Brasil é responsável por 95% das reservas de nióbio no planeta, de acordo com informações no site do Governo Federal.

 

O mineral é utilizado para a composição de ligas metálicas e permite um material mais maleável e resistente ao calor e desgaste.

 

PARCERIA 

Em setembro deste ano, a Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) anunciaram parceria para o desenvolvimento e aplicação das baterias com o mineral para utilização em veículos elétricos da montadora, algo inédito na indústria automotiva mundial.

A VW Caminhões e Ônibus vai desenvolver os controles da operação da bateria com nióbio no veículo, além de fabricar os veículos 100% elétricos utilizados no projeto e implantar a infraestrutura de recarga ultrarrápida.

De acordo com a CBMM, a tecnologia que será empregada nas baterias é resultado de mais de três anos de pesquisa e desenvolvimento em parceria com a Toshiba, no Japão.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Notícias relacionadas

Produtos

LS YOU EYEWEAR MELODIA LS05002
TRATAMENTO BONACURE - BRILLIANCE BRILLIANCE MASCARA TRAT COARSE 500ML COSMÉTICOS