Vereadores, Prefeito Isaú e Vice Joaquim são empossados e filho Welinton eleito presidente do legislativo – Fotos e vídeoss

O prefeito eleito e diplomado, Isaú Fonseca (MDB) com seu vice, Joaquim Teixeira (MDB), e os17 vereadores foram empossados nesta sexta-feira (1º) no plenário do Poder Legislativo (Câmara de Vereadores). O evento não contou com a presença do público por obediência ao Decreto Estado que rege sobre os procedimentos de prevenção a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). A Polícia Militar que teve que reforçar a segurança. Pouco mais de 30 pessoas ficaram em frente do prédio Abel Neves.

A solenidade foi presidida pelo vereador reeleito, Nim Barroso. A primeira etapa foi usada para o processo de posse dos vereadores, prefeito e seu vice. Logo depois, alguns vereadores se pronunciaram da tribuna, além do prefeito empossado e seu vice.

O prefeito eleito, Isaú Fonseca em seu discurso voltou a criticar a administração do agora, ex-prefeito, Afonso Cândido (DEM) a chamando de desastrosa, principalmente no setor da saúde. Outra vez, ele prometeu abrir um Processo Administração para apurar os demandando no hospital municipal, principalmente, no caso dos leitos da Covid-19 que estaria paralisada, por falta de medicamentos.

“A tentativa dessa bomba explodir no meu colo, deu errado, e todos pagarão por isso”, exclamou Isaú Fonseca. Ele se direcionou diretamente ao ex-prefeito e ao ex-secretário Álvaro Galvão. “Terça-feira vou pedir o retorno do mesmo que está de férias. Os pacientes, estão precisando dos préstimos serviços dele”, declarou.

Confira discurso polemico de posse do Vice Joaquim Teixeira é do Prefeito Isaú Fonseca

O filho do prefeito, Wellington Fonseca (Isaú Júnior), foi eleito presidente do legislativo para o biênio 2021/22.

A votação que aconteceu após a posse dos eleitos em 2020 na tarde desta sexta-feira, 1 de janeiro de 2021, ocorreu como esperado, após chapa 2 desistir da disputa.

A segunda parte da solenidade foi para a eleição da Mesa Diretora. Duas chapas estavam previstas, mas, a Chapa 2 liderada por Nim Barroso não obteve nomes suficiente (sete), e acabou não sendo registrada. Com isso, Isaú Filho foi eleito com 12 votos sim e cinco não.

O Vereador Welinton Fonseca, filho do então Prefeito Isaú Fonseca foi eleito com 12 votos e vai presidir a casa no primeiro biênio, que corresponde 2021 e 2022.

Confira vídeo do momento em que um dos vereadores se revoltou:

No início da votação, que foi bastante tumultuada, onde um vereador novato chegou a proferir  xingamentos a outros parlamentares, foi convidado a voltar ao microfone da tribuna e se desculpar, pois estava sujeito  a incorrer em quebra de decoro.

O vereador então voltou, pediu desculpas e a votação prosseguiu normalmente.

Veja vídeo do momento da votação:

Após ser eleito presidente do Poder Legislativo (Câmara de Vereadores), Isaú Filho assegurou que não está na casa de leis para brincar de carrinho, e muito menos, de boneca.

“A mim foi dada essa missão, agora, vou superar todas as expectativas”, declarou.

Após a votação, Welinton Fonseca disse repetidas vezes que foi eleito para trabalhar, e não brincar.

A nova Mesa Diretora ficou assim formada:

Presidente, Wellington Fonseca (MDB); 1º Vice, Marcelo Lemos (Solid), 2º Vice, Edimilson Procópio (PTB); 1º Secretário, Lorenil Gomes (PSDB); 2º vice, Professor Elvis (PRB), 3º vice, Beto Wosniach (PDT) E 4ª vice, Juscélia Dallapicola.